segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Video 3- O Garimpo

Esperava uma imagem clássica do garimpo. O garimpeiro com a bateia na mão peneirando o ouro abaixado a beira de um rio. Esse garimpo não existe mais na Amazônia. A bateia (aquela bacia usada pelos garimpeiros) só é usada em algumas situações pelos garimpeiros. No geral o ouro é garimpando usando uma potente mangueira tocada por um motor a óleo semelhante a mangueira dos bombeiros.
Essa mangueira vai cavando o chão e toda a lama que é gerada e sugada e mandada para um tipo de decantador onde a lama se vai e o ouro ao longo da semana vai se depositando. Não há como negar que isso transforma o solo e a região onde ocorre o garimpo. Basta ver as imagens.


4 comentários:

BRUNO GOUVEIA disse...

Amigão,
Não existam dúvidas que estiveste em locais dignos de desejo e sonhados por quaisquer viajantes de moto que assumem a sua motivação na exploraçãao de trilhas e caminhos fora do contexto urbano do cimento e asfalto.
Parabéns.
Logo que exista o livro e o DVD, faço questão de os comprar e ter na minha pequena bliblioteca/videoteca.
Abração

Unknown disse...

Grande Bruno! Fico feliz com sua visita em meu blog e ainda mais com o comentário do amigo. Realmente considero uma viagem perfeita quando você sai do lugar comum e busca imagens e sensações fora do roteiro convencional. Às vezes isso da muito medo porque você também estará experimentando perigos que outros não conheceram, mas isso é uma cópia exata de como a vida funciona. Par se ter mais alegrias e satisfações é preciso ousar mais. Ao amigo que saindo de Portugal e se encantou pelo Brasil digo que classificaria a viagens em meu país em quatro grupos:

1º- Transamazônica - Conhecendo as matas e maior floresta do Brasil.

2º Litoral Total - de ponta a ponta do nosso litoral conhecendo cada vila de pescador e cada praia com seus visuais cinematográficos.

3º Grandes Sertões. Uma volta pelo nordeste e pela região mais seca do país.

4º História. Uma viagem pelo interior de São Paulo, Rio e Minas Gerais conhecendo a arquitetura e mais rica história do Brasil.

Claro que há muitas variações e outros roteiros fantásticos, mas considero esses o filé mignon do Brasil.

Grande abraço Bruno!

Obs: Bruno Gouveia, Grande viajante Português, que entre outros roteiros já fez uma viagem de Lisboa a Moçambique e que neste ano fez uma viagem por dentro do Brasil conhecendo nosso país que está no blog:

http://www.rotasdeaventura.blogspot.com/

voce no salao azi disse...

meu nome e ademir e ja estive uma vez na transamazonica , e confesso ter a unica experiencia que e maravilhosa , e que de um sonho passou a ser realidade, aquele lugar e lindo e de grande valor , pena que alguns estao acabando com esta beleza , mas isso nao vamos discutir , pois cabe este trabalho as autoridades,....
a todos que ali vao deve dar graças A DEUS.
que maravilha criada pelo criador, e nos a destruimos aos poucos. voce ta de parabens pelos videios e comentario, fotos,etc...
veja tambem. wwwsonacrocodilagem.blogspot.com , e comente tambem...

luizchonorio disse...

Amigo Vantuir, vc foi na meca das estradas no Brasil, viajem fantastica, com muita adrenalina, perigos, surpresas, etc, as imagens diz tudo, os pequenos videos sao a prova da aventura,e o que vc classificou como os 4 grupos, vc foi surpreendente, pois isto e a mais pura verdade, ja fiz 3 deles, faltando o amazonico. Nao esqueça do DVD E LIVRO, abraçaooooooo