terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Importancia do Planejamento

Há quem diga que pra uma aventura de moto não podemos ser tão metódicos. Discordo. Chegar no meio da selva Amazônica e ficar a beira de uma estrada sem movimento no meio do nada sem nenhum vilarejo em meio a animais selvagens porque foi esquecido uma pequena peca de reposição pode custar a vida.
Lembro do amigo Ed Cotaid, viajante experientissimo que cruzou a Transamazônica e lá encontrou um ônibus que havia se acidentado dois dias antes de sua passagem no local, ele relata:


“..Por volta das 17:00 h encontramos o ônibus acidentado que nos haviam comentado desde Itaituba. Era numa localidade chamada de Cintura Fina, em que o nome faz jus ao local. Sério! Deu até trabalho para parar, pois com um declive acentuado e solo coberto de
piçarra, quase derrapamos barranco abaixo. Tiramos fotos e conversamos sobre possíveis causas do acidente. Uma delas tínhamos a certeza que foi alta velocidade! A outra era a mais óbvia: condições da estrada. Mas, se tivessem caído do outro lado, a coisa teria proporções bem mais graves... Este acidente aconteceu dois dias antes da nossa passagem por lá e ficamos sabendo mais tarde que aconteceu por volta das 22:00 h e o primeiro carro passou apenas no dia seguinte, às 10:00 h. Infelizmente foram dois mortos e mais de 30 feridos. Imaginem agora a agonia deste pessoal num lugar abandonado e sem nenhum recurso, embora precisem com urgência.”

Foi toda uma noite e quase toda uma manha até que passasse o primeiro carro. Num lugar assim é necessário ter um planejamento perfeito.

Nenhum comentário: